Lula lidera lista de homenagens a presidentes com 55 honrarias

Resultado de imagem para LULA HONORIS CAUSA

Com 11 títulos de doutor honoris causa recebidos em menos de um mês, petista chega a 24 e supera os antecessores

Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente há 29 meses e desde então recebeu 55 prêmios e honrarias – média de quase duas por mês. Títulos de doutor Honoris causa já foram entregues 24, número que supera o que todos os demais ex-presidentes vivos receberam depois de deixar o cargo. Na soma, só não entrou o atual senador Fernando Collor (PTB-AL), sem nenhum.
Como a conta inclui apenas ex-presidente vivos, ficou de fora da lista Itamar Franco, que governou entre 1992 e 1994.
Lula deu um “grande salto” nessa lista, com oito títulos recebidos em maio, de universidades argentinas, e outras três na semana passada – uma no Peru e duas no Equador. Do total desse tipo de homenagem, 13 são de instituições internacionais, como o Instituto de Estudos Políticos de Paris Sciences Po.
Se a contagem considerasse o tempo anterior à saída da Presidência, FHC seria o líder das titulações. Entre 1970 e 2002, o sociólogo e professor acadêmico recebeu 20 títulos de doutor Honoris causa, um deles de uma universidade brasileira, a Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Na condição de ex-presidente, ele recebeu outros nove.
Enquanto na Presidência, Lula recebeu um. No Brasil, a Universidade Federal de Viçosa abriu a série, seguida depois de cinco instituições do Rio de Janeiro, três de Pernambuco, em seguida Bahia e Ceará. “Mais do que um reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro”, costuma dizer Lula no agradecimento, em solenidades de entrega.
Tradicionalmente, o título de doutor Honoris causa é atribuído a acadêmicos, mas em tempos recentes passou a ser oferecido também a personalidades que se destacam em atividades políticas, sociais e diplomáticas. Os nove títulos de FHC são todos de instituições estrangeiras, Entre os países que o homenagearam estão Estados Unidos, Itália, Alemanha e Israel. O mais recente por ele recebido foi o do Instituto Universitário de Lisboa, em Lisboa, em 2002.
Já o senador José Sarney recebeu três, sendo um da Universidade Estadual do Maranhão e dois de universidades romenas.
‘Era ideológica’. Para o professor de Teoria Política da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Milton Lahuerta, as titulações a mais do petista refletem o momento do Brasil a partir dos anos 2000, quando o País passou a ter mais destaque nos cenários político e econômico, contexto diferente dos outros líderes. “(A entrega de títulos) é um gesto protocolar e diplomático, mas acima de tudo a demarcação de uma era ideológica. Está se reconhecendo outro tipo de líder”, avalia.
Mesmo somados outros tipos de homenagens e premiações, o hoje senador Fernando Collor fica na lanterna quando comparado aos demais ex-presidentes. A assessoria não forneceu informações precisas e somente destacou o título de cidadão paraibano, que lhe foi atribuído em 2007.
Além desse, há o de cidadão honorário de Quebrângulo (AL) e três comendas entregues por prefeituras do interior de Alagoas, reduto eleitoral do senador, que renunciou à Presidência em 1992. Em 2009, um deputado paranaense sugeriu a homenagem, mas retirou o projeto antes que a tramitação avançasse na Assembleia daquele Estado.
Na soma geral de homenagens, Lula está na frente. Além dos 24 Honoris causa, ele tem cinco títulos de cidadania e 26 ordens de mérito e prêmios dados por organizações nacionais e internacionais, algumas diretamente ligadas a causas sociais.
O ex-presidente e atual senador pelo PMDB José Sarney fica acompanha de perto o petista, com 41 honrarias ao todo – 38 resultados de prêmios e homenagens, a maioria ordens de mérito e outras por sua trajetória como escritor.

Lula recebe 27º título de doutor honoris causa

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou nesta quarta-feira o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha. A designação é a 27ª honoris causa recebida por Lula. “A instituição te honra, e você, presidente, honra esta universidade”, disse o professor-padrinho Gonzalo Gomez Dacal, titular de educação que foi o patrono da escolha do ex-presidente para ganhar a distinção em educação e filologia, pelo desempenho do governo em divulgar a língua espanhola, adotada no ensino do Brasil.
De acordo com o Instituto Lula, no pronunciamento, o ex-presidente discursou sobre a emoção de ganhar a denominação honorífica de uma instituição de ensino superior “tão tradicional”, com quase oito séculos, e de como o Brasil tem nos últimos 11 anos trabalhado para crescer no ensino, depois de “séculos de atraso”, com projetos como o Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que aumentaram o ingresso dos alunos na educação de terceiro grau. “Tivemos de enfrentar o preconceito das elites, que nunca confiaram na capacidade do povo brasileiro”, afirmou o ex-presidente.

Lula recebe cinco títulos de doutor honoris causa das melhores universidades do Rio

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-torneiro mecânico que aprendeu a ler e escrever quando já era adolescente, recebeu nesta sexta-feira cinco títulos de doutor honoris causa das melhores universidades do Rio de Janeiro, em um dia que considerou “inesquecível”.
“Tenham certeza de que o dia de hoje será inesquecível para mim”, declarou Lula, de 66 anos, com a voz ainda rouca depois de sete meses de tratamento contra um câncer de laringe.
O ex-presidente lembrou que não teve oportunidade para estudar, mas que sempre acreditou “na educação e lutou sua vida toda por ela”.
No começo da cerimônia, o reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Luiz Pedro San Gil Jutuca, destacou o papel de Lula na educação. “Ao contrário dos dirigentes mais letrados, (Lula) foi quem fez mais pela educação neste país”, disse.
Os investimentos em educação passaram de 17 bilhões de reais em 2003 para 65 bilhões em 2010, lembrou Lula, que comemorou a recente decisão da Suprema Corte de considerar constitucional a adoção de cotas raciais no ensino superior. “Isso fará com que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior”, afirmou Lula.
“Eu, que tive apenas um diploma de torneiro mecânico, sei o quanto a educação pode mudar a vida de uma pessoa, de uma nação (…) Quero dedicar esses títulos a todos aqueles que se dedicam à educação”, acrescentou.
Os títulos foram entregues em uma cerimônia realizada em um teatro do centro do Rio na presença da presidente Dilma Rousseff. Lula possui outros sete títulos de doutor honoris causa, entre eles o da Sorbonne, de Paris e da Universidade de Coimbra, de Portugal.

Resultado de imagem para LULA HONORIS CAUSA

Resultado de imagem para LULA HONORIS CAUSA

Resultado de imagem para LULA HONORIS CAUSA

Resultado de imagem para LULA HONORIS CAUSA

FONTE:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-recebe-27-titulo-de-doutor-honoris-causa,1157569

http://noticias.r7.com/brasil/fotos/torneiro-mecanico-lula-conquista-27-titulo-de-doutor-sem-nunca-frequentar-universidade-23042014#!/foto/10

Lula recebe cinco títulos de doutor honoris causa das melhores universidades do Rio

Anúncios

4 Comments

  1. presiza diser algo mais,acredito que nao.honrarias assim ,nao e pra qualquer um,tem que ser merecedor pra isso,meu eterno presidenti
    obrigado por tudo que ja fes pelo pelo pais,e que si deus quiser fara,ainda,assim espero.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s